01/03/2016 00:00:00 Evento realizado pelo NOA reúne profissionais de diferentes áreas

Fonte: Assessoria ACIL

Na manhã de hoje (1º), na ACIL, o Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos (NOA) apresentou ao público os valores e funções do grupo, bem como do profissional de assessoria e organização de eventos, e realizou um talk-show sobre gestão com a participação de André Tottene, Andressa Tanferri, Camila Niedziejko e Ronaldo Chineze.

Mity Shiroma, proprietária da Mity Eventos e participante do NOA, explica que, há um ano, a semente da profissionalização dos assessores de eventos já havia sido plantada. “Londrina já era lembrada por grandes eventos nas áreas de turismo e negócios e a geração de empregos no setor aumentava cada vez mais. Percebemos a necessidade de profissionalizá-lo e queríamos o amparo de uma entidade”, diz. “A ACIL caiu como uma luva. Com o apoio da Cleufe [Almeida, mediadora do grupo], da Valéria [Sitta, analista de negócios da ACIL] e do Diego [Menão, superintendente da ACIL], conseguimos criar um regimento interno e reunir boa parte dos assessores e organizadores de eventos.”

O NOA faz parte do Programa Empreender da ACIL, cujo intuito é aproximar profissionais de uma área e transformar em parceiros os que se viam como concorrentes. Tiago Fuganti, diretor da Alpes Comunicação e Eventos e também membro do núcleo, explica que a finalidade do encontro de hoje era reunir assessores e fornecedores de diferentes setores para explicar o papel do assessor. “Ele é o regente da orquestra – é quem tem contato direto com o cliente, quem comanda o evento”, explica. O Empreender, a seu ver, gerou bons frutos. “A concorrência existe, mas o respeito e a ética são maiores. Hoje, sabemos quais as áreas de atuação dos diferentes membros do NOA e fazemos indicações e parcerias.”

Margareth Carmona é estilista há 36 anos e perdeu a conta de quantos eventos já participou. “Estou no mercado há muito tempo e entendo a importância do assessor: é ele que te traz ou te tira clientes”, afirma. “Um evento como este é ideal para fortalecer laços. O contato é direto e a troca de informações é eficiente. Este é o momento para profissionalizar os assessores e organizadores de eventos – e é isso que o NOA faz.”

O talk-show sobre gestão contou com a participação de Ronaldo Chineze, proprietário do Buffet Planato em Londrina, cujo contato com organizadores de eventos é direto. “O saldo de hoje é extremamente positivo. Muitos pensam que organizar um evento é fácil, mas há detalhes e pontuações que exigem habilidades específicas. O processo de profissionalização é natural, mas demorou para chegar na cidade.” Para ele, o NOA consolidou a harmonia entre os profissionais, o que reflete em eventos mais organizados e dispensa o uso de agências. 

Uma das áreas englobadas pelo Programa Empreender é a fotografia. O Núcleo de Profissionais de Fotografia está em atuação desde outubro de 2015. Fernando Cremonez é fotógrafo e membro do grupo e foi convidado para registrar o evento realizado pelo NOA. “É uma via de mão dupla: bom para eles, que ficam com os registros, e bom para mim, que divulgo meu trabalho. Esta interação é importante, o contato é bom, a possibilidade de formar parcerias é grande. O resultado do evento foi muito bom.”