Evento realizado pelo NOA reúne profissionais de diferentes áreas

Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos realizou encontro para apresentação do núcleo e talk-show sobre gestão

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Evento realizado pelo NOA reúne profissionais de diferentes áreas no Linkedin Compartilhar Evento realizado pelo NOA reúne profissionais de diferentes áreas no Twitter Compartilhar Evento realizado pelo NOA reúne profissionais de diferentes áreas no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL


Na manhã de hoje (1º), na ACIL, o Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos (NOA) apresentou ao público os valores e funções do grupo, bem como do profissional de assessoria e organização de eventos, e realizou um talk-show sobre gestão com a participação de André Tottene, Andressa Tanferri, Camila Niedziejko e Ronaldo Chineze.

Mity Shiroma, proprietária da Mity Eventos e participante do NOA, explica que, há um ano, a semente da profissionalização dos assessores de eventos já havia sido plantada. “Londrina já era lembrada por grandes eventos nas áreas de turismo e negócios e a geração de empregos no setor aumentava cada vez mais. Percebemos a necessidade de profissionalizá-lo e queríamos o amparo de uma entidade”, diz. “A ACIL caiu como uma luva. Com o apoio da Cleufe [Almeida, mediadora do grupo], da Valéria [Sitta, analista de negócios da ACIL] e do Diego [Menão, superintendente da ACIL], conseguimos criar um regimento interno e reunir boa parte dos assessores e organizadores de eventos.”

O NOA faz parte do Programa Empreender da ACIL, cujo intuito é aproximar profissionais de uma área e transformar em parceiros os que se viam como concorrentes. Tiago Fuganti, diretor da Alpes Comunicação e Eventos e também membro do núcleo, explica que a finalidade do encontro de hoje era reunir assessores e fornecedores de diferentes setores para explicar o papel do assessor. “Ele é o regente da orquestra – é quem tem contato direto com o cliente, quem comanda o evento”, explica. O Empreender, a seu ver, gerou bons frutos. “A concorrência existe, mas o respeito e a ética são maiores. Hoje, sabemos quais as áreas de atuação dos diferentes membros do NOA e fazemos indicações e parcerias.”

Margareth Carmona é estilista há 36 anos e perdeu a conta de quantos eventos já participou. “Estou no mercado há muito tempo e entendo a importância do assessor: é ele que te traz ou te tira clientes”, afirma. “Um evento como este é ideal para fortalecer laços. O contato é direto e a troca de informações é eficiente. Este é o momento para profissionalizar os assessores e organizadores de eventos – e é isso que o NOA faz.”

O talk-show sobre gestão contou com a participação de Ronaldo Chineze, proprietário do Buffet Planato em Londrina, cujo contato com organizadores de eventos é direto. “O saldo de hoje é extremamente positivo. Muitos pensam que organizar um evento é fácil, mas há detalhes e pontuações que exigem habilidades específicas. O processo de profissionalização é natural, mas demorou para chegar na cidade.” Para ele, o NOA consolidou a harmonia entre os profissionais, o que reflete em eventos mais organizados e dispensa o uso de agências. 

Uma das áreas englobadas pelo Programa Empreender é a fotografia. O Núcleo de Profissionais de Fotografia está em atuação desde outubro de 2015. Fernando Cremonez é fotógrafo e membro do grupo e foi convidado para registrar o evento realizado pelo NOA. “É uma via de mão dupla: bom para eles, que ficam com os registros, e bom para mim, que divulgo meu trabalho. Esta interação é importante, o contato é bom, a possibilidade de formar parcerias é grande. O resultado do evento foi muito bom.” 

Leia também