Notícias

|

Governo vai criar secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE

Fonte: Veja

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quinta-feira, 16, que o governo criará uma secretaria para agilizar o processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O ministro visitou a embaixada americana para agradecer o apoio dos EUA na entrada da organização.

Segundo Onyx, a função da secretaria, vinculada à Casa Civil, será “melhorar a relação do Brasil com organismos internacionais, com países membros que sejam mais fortes dentro da OCDE e buscar cada um dos passos de acreditação para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro desse time, que é o time que vence no mundo”, afirmou.

“Até segunda-feira [20], tem um núcleo especifico que vai se dedicar. Buscamos um técnico que tem origem no TCU, que há muito anos trabalha nessa área, que é o doutor Marcelo Gomes, ele vai liderar essa equipe”, completou o ministro.

Na terça-feira, os EUA afirmaram que “os Estados Unidos querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico”. Em outubro, os EUA haviam preterido o Brasil e apoiado a entrada da Argentina e da Romênia no grupo dos países ricos.

Segundo o ministro, o governo do presidente Jair Bolsonaro já utiliza padrões de governança da OCDE. “‎São 254 instrumentos legais para acessão à OCDE. E já aderimos a 81 e mais 65 estão em análise pela OCDE neste momento”, assegurou. “Estamos com um grau de alinhamento de mais de 80 por cento aos padrões da OCDE em nosso governo”, acrescentou.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico reúne as nações mais desenvolvidas do mundo. As nações que não fazem parte podem iniciar processo para entrar na Organização apresentando candidatura. Este processo é dividido basicamente em duas etapas: primeiramente, o país se candidata; depois, inicia o “processo de acessão”, de entrada, que é quando a Organização avalia de fato se o país está apto ou não para ser admitido.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Governo vai criar secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE no Facebook Compartilhar Governo vai criar secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE no Twitter Compartilhar Governo vai criar secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *