Notícias

|

Gripe: Por que se vacinar?

Fonte: Vacina Contra Gripe

O vírus da Gripe (Influenza) é altamente mutante o que faz com que a Organização Mundial da Saúde recomende, anualmente, a vacinação contra a gripe com as novas cepas que circularão tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

Recentemente, a OMS – Organização Mundial da Saúde divulgou a recomendação das CEPAS (variantes virais) que deverão estar presentes nas Vacinas Contra Gripe a ser fabricadas e disponibilizadas para o Hemisfério Sul.

Neste aspecto, devemos estar atentos ao fato de que a cepa A-H1N1 que compôs as vacinas contra gripe desde o ano de 2010 e que vinha sendo utilizada em todas as campanhas de vacinação, também sofreu mutação, o que fará com que uma nova Cepa já identificada e isolada, esteja presente nas Vacinas Contra Gripe da temporada de 2017.

Esta nova variante viral A-H1N1, que deverá estar presente tanto nas Vacinas Trivalente quanto nas Vacinas Tetravalentes 2017, faz com que a revacinação se torne fundamental.

De acordo com a resolução da ANVISA publicada no Diário Oficial da União de 31 de outubro de 2016, a vacina de Influenza trivalente de 2017 deverá conter os seguintes vírus:

Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015

Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014

Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008

Já a vacina de Influenza tetravalente deve conter, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.

No Brasil, seguindo recomendação da OMS, são utilizadas tanto as Vacinas Trivalentes quanto as Vacinas Tetravalentes e por este motivo devemos ter comercializadas ambas as vacinas, como aconteceu na temporada de 2016.

Inúmeros estudos da literatura demonstram a eficiência da vacinação contra gripe como forma de diminuição não só da prevalência da doença, como das complicações decorrentes desta (internações, uso de medicamentos e mortes).

Empresas que adotam a vacinação de seus funcionários como regra, têm uma diminuição surpreendente da taxa de absenteísmo pela gripe.

Esteja atento para a Vacinação Contra a Gripe em 2017.

Grupo Prioritário

O público-alvo da campanha é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (no período até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, privados de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, desde que possuam prescrição médica. A novidade para 2017 é a inclusão de professores de escolas públicas e privadas que estejam em atividade. 

Vacinação na ACIL

Com a chegada das estações mais frias do ano, a vacinação é ainda a melhor forma de prevenção contra o vírus da gripe, consequentemente, a garantia de bem estar para você e seus funcionários. 

A ACIL, preocupada com a qualidade de vida de seus associados, irá promover uma campanha de vacinação no dia 28 de abril, das 11 às 15 horas, na sede da entidade. E você, associado, terá desconto especial. Afinal, se a sua saúde vai bem, o restante vai também. Entre em contato pelo telefone (43) 3374-3000.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Gripe: Por que se vacinar? no Facebook Compartilhar Gripe: Por que se vacinar? no Twitter Compartilhar Gripe: Por que se vacinar? no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *