Notícias

|

Índice de produção da indústria sobe para 52,6 pontos em outubro

Fonte: Folha de Londrina

Ao contrário do que ocorreu nos últimos dois anos, a produção industrial cresceu na passagem de setembro para outubro, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada nesta segunda-feira, 27, pela CNI (Confederação Nacional da Indústria ). Em uma escala na qual valores acima dos 50 pontos indicam expansão da atividade, o índice de evolução da produção registrou 52,6 pontos no mês passado. Em setembro, o índice havia ficado em 48,1 pontos, indicando redução em relação a agosto.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu 1 ponto porcentual em outubro e chegou a 67%. O nível de ociosidade na indústria ficou 2 pontos porcentuais menor que o verificado no mesmo mês do ano passado. "Ainda assim, é um porcentual reduzido, pois está 7 pontos porcentuais abaixo da média para o mês entre 2011 (início da série) e 2014", avaliou a CNI, no documento. 

Também medido pela sondagem, o índice de evolução do número de empregados indicou uma interrupção no ciclo de demissões em outubro, com o indicador chegando a 49,7 pontos, praticamente na linha divisória dos 50 pontos que denota estabilidade no emprego. Essa foi a primeira vez desde novembro de 2013 que o índice não registrou queda nas vagas de trabalho da indústria. 

Após registrar 50,9 pontos em setembro, o índice de estoques efetivos/planejados recuou para 49,9 pontos em outubro. Isso indica que o pequeno excesso de estoques verificado no mês anterior foi reduzido, com o indicador retornando para mais próximo dos 50 pontos que indicam que a produção estocada está conforme o planejado pelas empresas. 

O documento da CNI também mostra que as expectativas da indústria se reduziram em novembro, mas continuaram positivas. A expectativa de demanda caiu de 55,7 pontos em outubro para 54,4 pontos neste mês; a de compra de matérias-primas recuou de 53,2 pontos para 52,5 pontos; e a de exportações retraiu de 52,9 pontos para 52,2 pontos. 

Já o índice de intenção de investimento cresceu 1 ponto em novembro e chegou a 50,6 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2015. Na comparação com o penúltimo mês do ano passado, a alta no indicador foi de 6,7 pontos. 

O indicador de intenção de investimentos subiu para 50,6 pontos em outubro. Foi o quinto mês consecutivo sem queda no índice que alcançou, em outubro, o maior valor desde fevereiro de 2015. O indicador varia de zero a cem pontos. Quanto maior o índice maior é a intenção de investimento dos empresários. 

O economista da CNI Marcelo Azevedo explica que o aumento na disposição para investir é resultado da melhora das condições da indústria em geral e das boas expectativas dos empresários para os próximos seis meses. "O aumento dos investimentos é positivo e importante para a recuperação sustentada da economia nos próximos meses", afirma Azevedo. 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Índice de produção da indústria sobe para 52,6 pontos em outubro no Facebook Compartilhar Índice de produção da indústria sobe para 52,6 pontos em outubro no Twitter Compartilhar Índice de produção da indústria sobe para 52,6 pontos em outubro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *