17/12/2018 09:52:39 Londrina aparece entre as 20 cidades mais transparentes do País

Fonte: Folha de Londrina

Londrina conquistou a 20ª posição entre as cidades mais transparentes do País, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, desenvolvida pela CGU (Controladoria-Geral da União) e divulgada na quarta-feira (12). O resultado mostra recuperação do município neste ranking. Em 2016, Londrina estava na 585ª posição, dentro de um grupo de 691 entes federativos analisados. Em 2015, o município apareceu em 81º. 

Esta foi a quarta edição da avaliação feita pela CGU, considerada como o maior órgão de controle no País. Além dos dados verificados nas edições anteriores, a EBT Avaliação 360º passou a contemplar, além da transparência passiva, a transparência ativa, que envolve os dados divulgados e publicados pelo órgão público de forma espontânea. Todas as medidas são obrigatórias e determinadas pela Lei de Acesso à Informação. 

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), o prefeito Marcelo Belinati (PP), disse que tem como meta tornar Londrina a cidade mais transparente do Brasil. "Logo no início do mandato, fizemos um novo modelo de gestão do lixo, com contrato firmado após licitação, e tivemos uma economia de mais de R$ 4 milhões. O mesmo ocorreu com o transporte escolar rural, a empresa foi contratada pelo dobro do tempo pela metade do preço pago anteriormente. A economia na aquisição de medicamos reduziu os gastos em aproximadamente R$ 4 milhões, e o Compra Londrina dobrou a participação das empresas locais em processos licitatórios. Em 2018, 36% das empresas que venceram licitações foram de Londrina. Em 2016, apenas 16% das interessadas eram da cidade. 

O ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, reforçou que a 3º melhor colocação no Paraná e 20ª posição nacional, reflete a missão de todos os órgãos e secretarias municipais, criados para prestar serviços de excelência à comunidade. "Estamos levando a sério esse trabalho, que não envolve apenas a Ouvidoria-Geral e a Controladoria-Geral, mas é algo conjunto, que agrega secretários e servidores, para que possamos oferecer o melhor resultado possível e com uma transparência cada vez maior", enfatizou.