Londrina tem melhor janeiro nas vendas do varejo entre as regiões do Estado

Fonte: Portal Paiquerê

O primeiro mês de 2019 foi de alta no varejo do Paraná, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Na comparação com janeiro de 2018, as vendas cresceram 8,01%, especialmente nas lojas de departamentos (31,32%) e nos setores de óticas, cine-foto-som (23,32%) e materiais de construção (17,44%). Na comparação com dezembro, houve a já esperada queda de 12,56%, diante do tradicional salto nas vendas provocado pelo Natal.

Entre as regiões analisadas pela Fecomércio-PR, Londrina teve o melhor desempenho para o mês de janeiro, com aumento de 15,01% ante janeiro do ano anterior, verificado principalmente nas lojas de departamentos (30,43%), concessionárias de veículos (22,71%), materiais de construção (15,94%) e vestuário e tecidos (14,33%).

Funcionários

Dados da Pesquisa Conjuntural mostram que parte dos trabalhadores temporários do fim do ano foram efetivados no Estado. O total de funcionários das empresas do varejo cresceu 1,88% em janeiro na comparação com dezembro.

A maior parte das contratações foi feita pelas lojas de vestuário e tecidos – as que mais contrataram temporários para o Natal –, que ampliaram em 13,31% o quadro funcional. A efetivação dos temporários ocorreu principalmente no comércio de Maringá, Curitiba e Região Metropolitana e Londrina.