OAB em Londrina abre canal de denúncias eleitorais

Fonte: Folha de Londrina Foi reativado ontem, pela OAB Subseção Londrina, o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral. Formado por advogados, o grupo mantém a parceria com a Justiça […]

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar OAB em Londrina abre canal de denúncias eleitorais no Linkedin Compartilhar OAB em Londrina abre canal de denúncias eleitorais no Twitter Compartilhar OAB em Londrina abre canal de denúncias eleitorais no Facebook

Fonte: Folha de Londrina

Foi reativado ontem, pela OAB Subseção Londrina, o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral. Formado por advogados, o grupo mantém a parceria com a Justiça Eleitoral desde 1999, ano em que foi sancionada a lei que trata dos crimes eleitorais e que dá nome ao Comitê. De acordo com o coordenador do trabalho, Eliton Araújo Carneiro, "o Comitê é um serviço que a OAB oferece, sendo retomado durante as campanhas, ajudando o eleitor a chegar ao MPE (Ministério Público Eleitoral) traduzindo alguma denúncia, que ele possa ter, em linguagem técnica." 

Quando o eleitor se deparar com um situação supostamente irregular durante a campanha, ele pode acionar o Comitê, onde as informações serão previamente avaliadas por conselheiros da OAB, antes de um eventual encaminhamento ao MPE. "E se acharmos que é algo realmente forte, podemos ir até ele (o eleitor) para mais detalhes", explicou Carneiro. Contudo, lembrou o advogado, "muitas vezes o cidadão acha que está diante de algo irregular, mas na verdade aquilo é permitido pela legislação eleitoral". 

Carneiro informou que ontem à tarde chegou a primeira denúncia ao Comitê. "Ainda vamos reunir outras informações sobre o caso", resumiu o coordenador. 

O Comitê está funcionando também nas Subseções da OAB em Paranavaí, Maringá, Curitiba e Guarapuava. Segundo dados da OAB Paraná, nas eleições de 2012 foram criados 22 Comitês no Estado e encaminhadas 250 denúncias ao MPE. 

Leia também