Para idealizador, reforma trabalhista encerra “aventura judicial” no Brasil

Fonte : Assessoria ACIL

O juiz federal Marlos Augusto Melek, do TRT da 9ª Região, com jurisdição sobre o Paraná e atuação pessoal na 1ª Vara de Trabalho em Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, formulador da redação e um dos maiores entusiastas com a nova legislação trabalhista, que passará a vigorar em novembro.

O magistrado foi a atração da 4ª edição do Fórum Mercado em Foco, evento promovido pela ACIL e realizado na noite de quinta-feira (24), no Auditório da Unimed Londrina. “Contaremos com uma das melhores legislações do mundo. Mas para termos os impactos que imaginamos, dependeremos de como a sociedade irá lidar com ela”, afirmou Melek, que impressionou a plateia com uma apresentação que primou pela clareza e pela vasta fundamentação teórica.

Antes do início da palestra, o presidente Claudio Tedeschi e o diretor de Tecnologia e Inovação, Marco Kumura, ressaltaram a importância de se avançar na relação entre empregados e empregadores e demonstraram otimismo com a modernização aprovada recentemente pelo Congresso

A palestra analisou, em especial, os aspectos mais polêmicos da mudança, considerada “histórica” pelo magistrado. “Plantamos uma semente de liberdade no Brasil”, afirmou, lembrando que o mercado do trabalho brasileiro mostra que a legislação atual é excludente, alimentando distorções como o grande número de trabalhadores informais (54% da força de trabalho) e o grande número de desempregados e desocupados – 37 milhões de pessoas.

“Queremos que prevaleçam três pontos nas relações entre a força de trabalho e os empregadores:  mais liberdade, mais segurança e mais simplicidade nos processos”, afirmou. “Só assim vamos acabar com a aventura judicial dos reclamantes, que faz com que surjam 11 mil novas ações trabalhistas por dia no Brasil. É uma situação absurda”, afirmou.

Compartilhar Para idealizador, reforma trabalhista encerra “aventura judicial” no Brasil no Facebook Compartilhar Para idealizador, reforma trabalhista encerra “aventura judicial” no Brasil no Twitter Compartilhar Para idealizador, reforma trabalhista encerra “aventura judicial” no Brasil no Linkedin