15/05/2015 00:00:00 Londrinenses gastaram R$ 163 com presentes para o Dia das Mães

Fonte: Assessoria ACIL

O valor médio gasto pelos consumidores com os presentes para o Dia das Mães deste ano foi de R$ 163,30. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela ACIL. Segundo o levantamento, 42,9% dos entrevistados responderam que os resultados das vendas do Dia das Mães foram boas, 27% responderam regular, 13,5% avaliaram como ruins, 11,1% disseram que as vendas foram ótimas e 5,6% consideraram péssimas.

Levando em consideração o Dia das Mães de 2014, 53,2% dos entrevistados responderam que venderam menos que no ano passado, 29,4% informaram que as vendas foram iguais e para 17,5% dos empresários as vendas foram maiores que em 2014.

Sobre a queda nas vendas, 61,2% informaram que a crise econômica foi a grande vilã. Para 13,4% dos entrevistados a condição financeira dos consumidores contribuiu para a baixa dos números, 6% responsabilizaram a alta dos impostos e os demais entrevistados citaram o cenário do mercado em geral.

Já em relação as formas de pagamentos dos presentes adquiridos para o Dia das Mães, 47,1% dos clientes parcelaram as suas compras no cartão de crédito, 18% efetuaram o pagamento à vista em dinheiro/cheque, 11,1% optaram pelo cartão de débito, 10,3% das compras foram pagas à vista no cartão de crédito, 10,2% dos consumidores utilizaram o crediário e 2,9% fizeram o parcelamento das compras em cheque.

Para tentar fomentar as vendas no comércio, 50,8% dos empresários anunciaram a sua marca em algum veículo de comunicação, enquanto 49,2% responderam que não. Ainda sobre as estratégias de vendas, 65,1% dos lojistas não aproveitaram a data para realizar ações pontuais para atrair o consumidor. Enquanto 34,9% dos entrevistados realizaram ações para elevar as vendas, como o uso de locutor, promoção de preços, distribuição de kits para as mães, pipoca e algodão doce.

Os entrevistados também avaliaram os resultados dos quatro primeiros meses do ano: 54,8% responderam que as vendas foram menores quando comparadas a 2014, 32,5% disseram que venderam a mesma quantidade e 12,7% venderam mais que em 2014.

Para o segundo semestre, 64,3% dos empresários esperam melhorar as vendas da sua empresa, 28,6% acreditam que as vendas devem se manter igual aos primeiros meses do ano e 7,1% dos entrevistados responderam que as vendas podem piorar.

A pesquisa realizada com empresários de Londrina sobre as vendas no Dia das Mães foi aplicada pela Litz - Estratégia e Marketing nos dias 12 e 13 de maio.