Notícias

|

INDÚSTRIA: Vendas reais na indústria crescem 0,7% em fevereiro

SÃO PAULO, 7 de abril de 2009 – As vendas reais da indústria cresceram 0,7% em fevereiro frente ao mês anterior (com ajuste sazonal), segundo a pesquisa Indicadores Industriais de fevereiro divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Sem considerar os ajustes, o faturamento real em fevereiro cresceu 2,3% em relação a março. No entanto, as vendas acumulam queda de 10,9% no primeiro bimestre. Em 12 meses, o faturamento da indústria acumula uma retração de 10%. "A fraca base de comparação possibilitou que o

 

faturamento crescesse mesmo com o fato de fevereiro ter tido menos dias úteis do que janeiro (18 contra 20 dias)", destaca o relatório. Em janeiro, o faturamento caiu 2,6% dado revisto.

 

O levantamento revela ainda que as horas trabalhadas na produção acompanharam o faturamento real da indústria de transformação, crescendo 0,4% em fevereiro ante janeiro sem ajuste sazonal. Se descontar a sazonalidade, as fábricas pagaram 0,2% mais horas trabalhadas em fevereiro. Porém, na comparação com o mesmo mês de 2008 houve queda 8,4% nas horas trabalhadas.

 

Por outro lado, o cenário ruim dos últimos meses provocou o quarto mês consecutivo de quedas no emprego industrial. Em fevereiro, o indicador caiu 1,2% ante janeiro, no indicador original. No número livre de influências sazonais, a retração foi de 1,1% na mesma comparação. "Foi a maior queda já registrada na série, que vem desde janeiro de 2003, quando comparado com o mês anterior". Em relação ao mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 1,5% nas vagas na indústria, também a maior queda na série nesse tipo de comparação. No bimestre, a queda é de 0,9% ante igual período de 2008. (Vanessa Stecanella – InvestNews)

 

Fonte: Gazeta Mercantil


Compartilhe com o universo

Compartilhar INDÚSTRIA: Vendas reais na indústria crescem 0,7% em fevereiro no Facebook Compartilhar INDÚSTRIA: Vendas reais na indústria crescem 0,7% em fevereiro no Twitter Compartilhar INDÚSTRIA: Vendas reais na indústria crescem 0,7% em fevereiro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *