Governo líbio cria empresa para negócios no Brasil

Fonte: Agência de Notícias Brasil Árabe

O governo da Líbia está criando uma holding para cuidar dos investimentos que o país pretende fazer na América Latina, especialmente no Brasil. O chefe do Departamento das Américas no Ministério das Relações Exteriores líbio, Mohamed Matri, que já foi embaixador em Brasília, disse nesta terça-feira (30), em Trípoli, que a companhia deverá ser formada até o final do ano.

O capital da empresa, segundo ele, será de US$ 500 milhões. É o valor que a Líbia pretende investir na América Latina, segundo anunciou o vice-primeiro-ministro do país, Imbarek Ashamikh, durante visita ao Brasil em fevereiro. “O Brasil tem ligações fortes com a África e quer ajudar [o continente]. Nós também buscamos maneiras de cooperar e ter ganhos juntos”, disse Matri.

De acordo com ele, da mesma maneira que o Brasil pode ceder suas experiências bem sucedidas à África e à Líbia, além de investimentos públicos e privados, o país árabe tem condições de manter negócios no Brasil. O principal interesse é no ramo do agronegócio.

“Os processos para investimentos líbios no exterior estão bem encaminhados”, afirmou o embaixador brasileiro em Trípoli, Luciano Ozório Rosa. “O principal interesse no Brasil é no agronegócio, mas eles estão diversificando seu portfólio de investimentos e buscam oportunidades seguras e de longo prazo”, acrescentou.

Matri ressaltou que a Líbia pretende realizar negócios na América Latina por meio de joint-ventures, já que, além de terras férteis, precisa do know-how para atuar no ramo agropecuário. Um dos objetivos é produzir alimentos no exterior para abastecer o próprio mercado líbio.

Segundo ele, o país precisa importar cerca de 80% dos alimentos que consome e, além disso, o custo da terra é muito alto. Matri afirmou que o preço de um hectare nas proximidades de Trípoli pode chegar a US$ 200 mil. Boa parte do território líbio é ocupada pelo deserto do Saara e o clima é bastante seco.

De acordo com Matri, a nova holding será uma subsidiária do fundo soberano da Líbia, criado há cerca de dois anos com capital de US$ 60 bilhões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao país, destacou que o Brasil tem interesse nos investimentos líbios. “Se a Líbia tem interesse no nosso conhecimento, é muito importante que eles invistam no Brasil para produzir o que precisam produzir”, afirmou.

Segundo Lula, o comércio do Brasil com a Líbia saiu de US$ 36 milhões no início do seu primeiro mandato, em 2003, para US$ 1,7 bilhão no ano passado. “O potencial de crescimento é muito grande”, declarou.

Ele disse ainda que espera que o líder líbio, Muammar Kadafi, visite o Brasil ainda este ano, quando for à Venezuela participar da 2ª Cúpula América do Sul-África.