CME

Mulheres que inspiram mulheres

Edição 12

Nova presidente do Conselho da Mulher Empresária, Rosemara de Oliveira Santos quer estimular a união para fortalecer o empreendedorismo feminino

Equipe ACIL

4 minutos

Compartilhe com o universo

Compartilhar Mulheres que inspiram mulheres no Linkedin Compartilhar Mulheres que inspiram mulheres no Twitter Compartilhar Mulheres que inspiram mulheres no Facebook

O associativismo é uma semente que, quando cultivada, sempre gera bons frutos. O senso de coletividade e propósito tem o poder de gerar movimentos com ações que beneficiam a todos, como é o caso do Conselho da Mulher Empresária da ACIL – CME.

Pertencer a um grupo de mulheres que têm em comum o amor pelo associativismo e o propósito de fomentar o empreendedorismo feminino foi um divisor de águas na vida de Rosemara de Oliveira Santos, contadora, empresária no ramo do varejo e nova presidente do CME.

Rosemara de Oliveira Santos:
“Percebi que todo mundo tem dores,
vitórias e os mesmos desafios”

Fora da caixa

“Quando eu fui para o varejo e para o associativismo, eu vi que comecei a pensar fora da caixa. Me relacionei com outras empresárias e percebi que todo mundo tem dores, vitórias e que a gente tem os mesmos desafios, seja você uma grande empresária ou uma empresária menor”, conta a presidente. Rosemara é proprietária de um escritório de contabilidade em Londrina há 28 anos e há sete anos é proprietária da Fhedora Semi Jóias.

Para a empresária, o associativismo mostra o quanto criar relacionamento e conexões entre pessoas diferentes é produtivo. “Eu cresci absurdamente como pessoa e como empresária, minha visão empresarial, de gestão e de liderança mudou bastante e chegar à presidência do Conselho da Mulher Empresária era uma coisa que não me passava pela cabeça, mas foi muito gratificante receber a proposta. Será um desafio muito grande, eu tenho certeza que vou contribuir, mas tenho ainda mais certeza de que vou aprender muito”, destaca Rosemara.

Valores

Para os próximos dois anos em que estará à frente da gestão do CME, Rosemara tem entre seus principais valores a união. Para ela, quando todas trabalham juntas, os resultados são muito maiores. A expectativa é de que presidência, diretoria e conselheiras possam estar lado a lado trabalhando em conjunto. A prioridade é inspirar umas às outras. “Meu maior objetivo dentro do Conselho da Mulher Empresária neste momento é mostrar que, apesar de existir uma presidente e uma equipe gestora, nós não vamos estar acima”, afirma.

UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Conselho se tornou uma referência nacional durante a gestão de Marisol Chiesa

Marisol Chiesa, empresária:
“Nossa principal conquista foi o reconhecimento
do CME como referência no Paraná”

À frente do CME por quase 10 anos, a empresária Marisol Chiesa deixa um verdadeiro legado. A trajetória de sucesso elevou o nível do Conselho da Mulher Empresária, tornando-o uma referência nacional. “Nossa principal conquista foi o reconhecimento do Conselho da Mulher Empresária da ACIL como referência no Estado do Paraná e hoje nós estamos ocupando uma cadeira no Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura. Eu tenho muito orgulho dessa trajetória”, pontua.

O ciclo se encerra com o sentimento de missão cumprida por todo o trabalho realizado como CME por meio de sua gestão. Para Marisol, a palavra que resume este momento é gratidão. “Eu tenho que agradecer de forma muito especial ao Valter Orsi, que foi quem me convidou para ser a presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIL, e também a cada mulher, a cada empresária que acreditou nesse trabalho e, sem dúvida nenhuma, se hoje nós temos um Conselho reconhecido nacionalmente é porque nós temos mulheres que apoiam umas às outras”, afirma.

Foram inúmeros projetos e cases de sucesso desenvolvidos ao longo dos anos, conheça os principais:

Rodada de negócios – Pioneira no Brasil, a rodada de negócios do CME ACIL é exclusiva para mulheres empresárias. “É uma oportunidade incrível, onde em um único dia mais de 150 mulheres conseguem se reunir, conhecer outras mulheres empresárias, novas oportunidades e principalmente falar do seu negócio”, explica Marisol Chiesa.

Visita técnica – Promove um intercâmbio de conhecimento para as empresárias londrinenses, que viajam para diferentes lugares para conhecer práticas de gestão de outros negócios.

Café com ideias – Abre espaço para novas ideias em um momento leve e acolhedor. “Em cada reunião nós trazemos uma empresária de dentro do conselho ou de fora, para falar de temas relevantes para o dia a dia das empresárias”, completa Marisol.

Capacitações e reuniões – Mensalmente, o CME realiza capacitações, reuniões mensais e, ainda, células de negócio que acontecem dentro das empresas, momentos de treinamento e aprendizado.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

  • Rumos da economia dividem opiniões

    Clodomiro José Bannwart Júnior, professor da UEL, e Marcos Rambalducci, professor da UTFPR, analisam os desafios econômicos a partir das primeiras sinalizações do novo governo

  • Compromisso com Londrina

    Queremos o melhor para a ACIL, para nossos associados e para nossa cidade. Este é o nosso compromisso.

  • Semente do associativismo

    Núcleos do Programa Empreender ganham cada vez mais espaço na ACIL com mais de 80% de satisfação dos empresários envolvidos