Voltar

Edição

12

Semente do associativismo

Núcleos do Programa Empreender ganham cada vez mais espaço na ACIL com mais de 80% de satisfação dos empresários envolvidos


Por:

Tempo de leitura: 7 minutos

Desde 1999, a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) implantou o Programa Empreender como um dos benefícios para seus associados, e o trabalho com os núcleos multissetoriais (voltados a uma região da cidade) e setoriais (voltados a um segmento) traz resultados cada vez mais visíveis. Ao todo, são 17 núcleos formados com 180 empresas participantes. Só em 2022, foram 65 ações desenvolvidas com 274 reuniões.

Pesquisas internas da entidade mostram que 80% dos nucleados demonstram estar muito satisfeitos com os resultados do trabalho dos núcleos, que é a principal semente do associativismo, ou seja, quando todos se unem para combater problemas em comum.

As conquistas obtidas no ano passado por iniciativas como as da R. Sergipe e da Av. Duque de Caxias deram ainda mais visibilidade ao programa e uma injeção de ânimo para outros comerciantes de Londrina de diversas regiões e segmentos. Com números e resultados tão expressivos, o objetivo da nova diretoria da ACIL é impulsionar ainda mais o trabalho dos núcleos em 2023.

Potencialidades

Segundo a coordenadora do Programa Empreender da ACIL, Ana Paula Soares, alguns núcleos surgiram por iniciativa de grupos de empresários que sentiram a necessidade de desenvolver suas potencialidades e procuram a associação comercial para alcançar seus objetivos. Mas há também casos que o próprio corpo técnico do programa da ACIL identifica potencialidades na sociedade em determinado segmento para desenvolver o trabalho do Programa Empreender, formando um novo núcleo.

“Esse trabalho tem uma metodologia, com uma consultora designada para dar apoio técnico ao grupo. Utilizamos o planejamento estratégico para desenvolver as ações desde a missão e visão do núcleo até os objetivos mais específicos e ações com reuniões a cada 15 dias. Os resultados são monitorados de perto para saber se os objetivos foram alcançados ou não. Quando não são alcançados, revemos a rota para poder atingi-los”.

Cada Núcleo Multissetorial da ACIL é formado por pelo menos 15 empresas participantes e todos os 17 grupos ativos atualmente contam com uma consultora ou consultor empresarial terceirizado e capacitado para gerir o projeto.

Nossa Duque

Cada grupo tem uma demanda específica, que pode incluir questões comerciais, de monitoramento de redes sociais, de apoio com fornecedores até de reinvindicações com o poder público.

No caso do Núcleo Nossa Duque, da Av. Duque de Caxias, os resultados do trabalho tornaram-se mais visíveis com o apoio formal da ACIL. “Nosso grupo começou a se reunir na pandemia periodicamente, às vezes online e às vezes presencialmente. Já conversávamos informalmente antes da formação, mas não tínhamos resultados nas nossas reivindicações com a prefeitura. Após a formação do núcleo multissetorial da Duque, nossas reuniões ficaram muito mais qualificadas”, informa Carlos Euzébio, coordenador do Núcleo Nossa Duque e diretor da ACIL.

Demandas antigas dos comerciantes foram atendidas, como a pavimentação da avenida, a instalação do estacionamento rotativo da Zona Azul, a instalação de quatro câmeras de monitoramento e a liberação da faixa exclusiva de ônibus do horário das 09h às 16h para os demais veículos.

Carlos Euzébio, do Núcleo Nossa Duque e diretor da ACIL:
“Melhorou muito o fluxo em diversos estabelecimentos”

Mudanças

Essas mudanças viárias e melhorias na segurança e pavimentação foram conquistadas pelo grupo após diálogo com poder público, em reuniões técnicas com pastas da Prefeitura de Londrina, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e interlocução de deputados e vereadores. “Hoje temos vagas para clientes e melhorou muito o fluxo em diversos estabelecimentos”.

Carlos Euzébio destaca ainda que o feito mais importante foi divulgado pelo IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), que retirou do escopo do Plano Diretor a intenção de duplicar a Duque de Caxias no trecho que vai da Leste Oeste até a Av. Juscelino Kubitschek. “Como esse projeto de duplicação tinha mais de 50 anos, nenhum comerciante investia mais na Duque. Como não tem mais esse fantasma da desapropriação, já vemos comerciantes investindo mais nas suas fachadas. O diálogo com poder público melhorou significativamente. Hoje, todos veem seu concorrente como amigo. Se meu vizinho vai bem, eu vou também. O nome da ACIL é muito forte e, por isso, os núcleos ficam mais fortes nessa negociação.”

Diálogo

A coordenadora do Núcleo Empreender ressalta que integrantes do poder público passaram a participar ativamente das reuniões para facilitar o diálogo e a resolução das demandas. Entretanto, o programa não tem compromisso político-partidário e a resolução dos problemas não fica atrelada a compromissos eleitorais futuros. “A ACIL é uma entidade apartidária e todos os agentes públicos que contribuem para que ações dos núcleos do Empreender aconteçam estão cientes de que estão ali para ajudar o projeto, mas sem compromisso nas eleições. Os envolvidos sabem que o objetivo é trabalhar pelo município para o desenvolvimento econômico dos segmentos”, pontua Ana Paula.

No caso da Duque de Caxias, as principais demandas estavam ligadas ao poder público. Mas Ana Paula Soares diz que há outros núcleos com demandas bem distintas. “Tem grupo formado com demandas bem comerciais, para atrair clientes e parceiros; tem grupos que fazem compras conjuntas, com trabalho voltado aos fornecedores. Há ainda aqueles que buscam missões técnicas e empresariais ou desenvolvimento de treinamento específico para o segmento, como palestras, workshops e oficinas. Todos buscam as reuniões para trocar experiências e discutir problemas em comum. Essa rede de confiança vai sendo gerada e os laços vão se estreitando.”

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Segmentos

Além dos núcleos, que trabalham com demandas como segurança, iluminação e revitalização viária, os núcleos fechados por segmentos têm trabalhado soluções para atrair clientes, desenvolver o comércio local, o setor de serviços, agregar valor e contribuir para o desenvolvimento de negócios. “O Núcleo de Consultores tem feito várias rodadas de negócios, e há também o projeto de consultoria online. Tem o Núcleo do Terceiro Setor, que lançou o Selo Social ACIL para empresas que atendem soluções ESG, que é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, destaca.

A coordenadora do Programa Empreender ainda cita resultados do Núcleo de Negócios em Arquitetura (IARQ), como o projeto S’Obra, que procura divulgar o reaproveitamento de materiais de construção que não foram aproveitados em determinada obra. Outro destaque é um portal feito pelo Núcleo de Seguros com projetos desenvolvidos para associados.

O ano de 2023 promete uma agenda extensa de atividades e eventos. São muitos nesta lista: a Rodada de Negócios do Programa Empreender, o lançamento do Plantão Consultoria, o Selo Social ACIL 2023, o lançamento do Projeto S’Obra, a continuidade do projeto social Design Amigo, a manutenção do Portal Nilon, o Conecta Farma 2023, o Dia da Sergipe, a revitalização da Rua Guaporé e o Projeto de Revitalização do Calçadão, que deve ser a menina dos olhos do Programa Empreender como presente para a cidade de Londrina.

Continue lendo…

Recomendados para você

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *