Voltar

Edição

12

A marca da transformação

À frente da gestão Juntos (2021-2023), Marcia Manfrin reformulou a estrutura administrativa da ACIL, reformou a sede, aproximou-se de associados e empresários, criou o Educare, e encampou missões internacionais com o fôlego incansável dos realizadores


Por:

Tempo de leitura: 8 minutos

“Nós vamos voar”, disse Marcia Manfrin na primeira reunião com a equipe da ACIL após assumir a presidência com a chapa Juntos, em fevereiro de 2021. Acostumada ao dinamismo da iniciativa privada e à capacidade realizadora que a levou a construir um dos maiores grupos da área de alimentação corporativa do país, a empresária antevia uma ACIL alinhada com os modelos mais recentes de gestão.

Em pouco tempo, todos os procedimentos da Associação foram devidamente mensurados e as informações adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um escritório de projetos foi criado para estabelecer e concretizar as iniciativas de cada diretoria, ao mesmo tempo em que índices e percentuais passaram a apresentar um diagnóstico realista dos rumos que as ações estavam tomando. As medidas implementadas resultaram em crescimento da entidade e reconhecimento de talentos internos.

Reforma

Junto com a reestruturação administrativa, veio a reforma do espaço físico, planejada para começar e terminar na mesma gestão. Marcia Manfrin não queria deixar dívidas para o sucessor. Sentia a urgência de melhorar a sede, e conseguiu transformar completamente o ambiente de trabalho em apenas seis meses, proporcionando uma ACIL mais acolhedora e confortável, inclusive com um hub de inovação.

O cenário foi transformado com plantas, texturas, cores e iluminação desenhados pelos arquitetos do IARQ, o Núcleo de Negócios em Arquitetura do Programa Empreender. Dessa forma, cada canto da ACIL foi pensado para trazer aconchego, receptividade e conforto a colaboradores, diretores, associados, visitantes e locatários dos espaços disponíveis para treinamentos e eventos.

Site novo

A ACIL também mudou sua sala de visitas na internet, com a construção de um novo site (www.acil.com.br), mais interativo, capaz de disponibilizar os diversos serviços oferecidos pela entidade e notícias em tempo real com um design exclusivo, além de oferecer um painel de indicadores atualizado pelo BI (business inteligence) do Governo do Paraná, com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e Paraná Produtivo. Basta um clique para acessar importantes informações sobre demografia, educação, geração de riqueza, saúde, emprego e renda, agropecuária, infraestrutura e outras áreas.

Seguindo a lógica associativista, as parcerias foram estimuladas. O Programa Empreender ganhou o importante reforço dos núcleos multissetoriais, dedicados a regiões ou ruas específicas da cidade, inspirados na experiência vitoriosa da Rua Sergipe. A iniciativa, pioneira dentro do Empreender, levou melhorias consideráveis aos comerciantes e moradores da Av. Duque de Caxias, por exemplo, que foi recapeada, recebeu mudanças no trânsito e ganhou a Zona Azul, entre outras conquistas.

Graças a um convênio com a Paraná Energia e a CACINP – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná -, a ACIL passou a oferecer descontos reais na conta de luz para os associados que integram o programa, investindo em energia limpa e sustentável.

Banco

Uma conquista importante foi a vinda do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para Londrina, com a instalação de uma agência dentro da ACIL em 2022. Agora o empresário da cidade pode contar com linhas de créditos exclusivas sem precisar ir a Curitiba. Ao mesmo tempo, os laços foram fortalecidos com a Fomento Paraná, outra parceria que se expandiu para ajudar o empreendedor com crédito facilitado.  

Uma das marcas da gestão de Marcia Manfrin foi a aproximação com os empresários. O programa Bem-Vindo Associado foi reestruturado, ganhando o formato de uma rodada de negócios capaz de incentivar a interação entre as empresas. Para o público externo, a ACIL marcou presença reunindo empresários em almoços temáticos, atraindo especialistas para discutir pautas relevantes como o ajuste fiscal, a reforma tributária, desafios econômicos e mercado externo, oferecendo informações de ponta para os participantes.

Marcia Manfrin comandou a gestão 2021-2023:
A ACIL é muito maior do que todos nós,
mas todos nós somos a ACIL”

Lidere

A capacitação também ganhou espaço com o LiDERE, um dos maiores eventos corporativos do Sul do Brasil, que se adaptou aos tempos de pandemia e, por isso, alcançou público em diferentes estados – e até em outros países. A edição de 2022 passou por nova reformulação, contando com formato exclusivamente presencial, mais de 52 palestras e um ambiente pensado para propiciar o networking e o fechamento de negócios.

Por conta da consolidação do LiDERE, a ACIL criou o Educare, um grande encontro internacional de educação, reunindo professores, alunos e profissionais tanto da rede pública quanto privada. Contando com representantes das Universidades de Harvard, Barcelona e MIT – Massachusetts Institute of Technology -, o Educare atraiu cerca de 1.200 participantes, reafirmando a educação como uma pauta fundamental para qualquer sociedade em busca de desenvolvimento. “Depois de um passo dado você jamais voltará ao mesmo lugar. Esse é o objetivo do Educare, que já nasceu internacional, com um legado de transformação para as próximas gerações, ajudando a construir um país mais sólido, mais humano e mais capaz”, destaca Marcia Manfrin.

ODS e ESG

Seguindo as prerrogativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG (meio-ambiente, sustentabilidade e governança), a ACIL criou o Selo Social junto com o Núcleo do Terceiro Setor do Programa Empreender. A certificação foi entregue durante o LiDERE 2022 e valorizou práticas sustentáveis em diferentes iniciativas.

O ESG tornou-se fundamental para o mundo corporativo, e a ACIL antecipou a tendência, aproximando-se do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – o IBGC -, que veio à ACIL para realizar um fórum em agosto de 2022.

Preocupada com a qualidade do ambiente de trabalho, a ACIL passou a certificar os associados com o selo Great Place to Work – GPTW -, conferido a mais de 40 empresas da cidade. Pioneira no GPTW, a ACIL está expandindo a certificação para todo o Paraná.

Exportação

Outro diferencial da gestão foi a constante prospecção de negócios fora do país. O estímulo à exportação foi marcado por missões internacionais, como a participação da ACIL na Semana do Paraná, dentro do Pavilhão Brasileiro da Expo Dubai, em outubro de 2021. Lá, surgiram contatos para estreitar relações com a Flórida, para onde Marcia Manfrin também viajou em busca de oportunidades para empresas brasileiras. A ACIL recebeu a visita de empresários norte-americanos, japoneses, italianos, ingleses e camaroneses.

“Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e um centro de representatividade fundamental  para a geração de negócios. Marcar presença fora do País demonstra a capacidade e a força da nossa cidade, bem como o seu potencial para alçar voo no comércio internacional”, complementa Marcia Manfrin.

Parceiros

Institucionalmente, a ACIL teve forte atuação junto ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e a Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina, além de ajudar a estruturar a Governança do Ecossistema de Inovação, que firmou uma aliança estratégica com o Ecossistema de Maringá. Sempre antenada com os problemas e desafios regionais, a ACIL criou, no final de janeiro, um comitê de segurança para discutir estratégias e soluções junto à Polícia Civil, Polícia Militar, secretários municipais e outros representantes do poder público.

Foi ao lado de outras entidades representativas que a ACIL ajudou a elaborar o anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina, abrindo caminho para que o governo estadual pudesse avançar com a burocracia necessária para tirar a obra do papel. A aproximação também se deu com visitas constantes a secretarias e instituições parceiras como Copel, Sanepar, Celepar, Fomento Paraná, Invest Paraná e BRDE, entre outras, inclusive de âmbito federal.

Toda esta trajetória foi lembrada no jantar de 85 anos, em 2022, quando a gestão Juntos celebrou a longevidade da ACIL com muitos ex-presidentes da entidade. Na ocasião, Marcia Manfrin ressaltou a importância da Associação: “Trata-se de uma instituição construída a cada dia por muitas e muitas mãos, com uma história cada vez mais coletiva e menos individual, cada vez mais associativista, visando espalhar o bem em larga escala, com o NÓS sempre à frente do EU. A ACIL é muito maior do que todos nós, mas todos nós somos a ACIL. É por isso que esta Associação seguirá adiante em sua missão de construir o futuro de Londrina”.

Continue lendo…

Recomendados para você

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *