Se há algo que não podemos negar é que a semana nos brindou com fortes emoções. Uma delas foi ver o LiDERE+ atrair milhares de empresários para um evento repleto de conteúdo, contatos e oportunidades.
Mesmo com temas difíceis, tratados principalmente na terça (27), quando as palestras mergulharam na realidade do país para apontar os rumos dos próximos anos, o encontro empresarial também nos presenteou com pílulas de felicidade, seja pelo dinamismo do ambiente, pelo chocolate oferecido com carinho ou pelos encontros no Salão de Negócios.
As análises econômicas geraram apreensão. Mas uma fala da Pollyana Thibes, conselheira da ACIL Mulher, empresária e palestrante, trouxe conforto: “Ninguém vai deixar de comer, de se vestir ou de ter um cachorro. Não é quem está no poder que vai determinar o meu sucesso. É a minha gestão”. Este pensamento vai ao encontro do conselho dado pelo economista Alexandre Schwartsman: “Não espere favores do governo”. É verdade. Nós, empresários, sempre seguimos adiante, apesar do governo.
Aos poucos, as pessoas ocuparam o centro das palestras. Afinal, uma empresa é feita de gente que sofre, se cansa e se entristece, mas que também consegue florescer e se tornar exuberante nas mãos de uma gestão humanizada. O cuidado foi ganhando espaço até que os sentimentos foram despertados pela palestra-show de Marco Túlio Lara, guitarrista do Jota Quest, que usou exemplos pessoais para falar dos desafios, acompanhado de um violão e canções inesquecíveis.
Quando percebemos, estávamos falando de nós mesmos, das nossas equipes, parceiros e colaboradores. Realizar o LiDERE+ 2026 foi um um grande desafio e nos deixou uma experiência inesquecível. Tenha sempre um time engajado, em que você possa confiar. Foi assim que nós conseguimos.
O LiDERE+ nos mostrou as dores e as dificuldades, mas também nos trouxe a alegria das conquistas. Foi um evento capaz de marejar os olhos, mas nos devolveu a confiança.
Porque, como disse Marco Túlio, o preço do medo é a vida que não é vivida e o tempo que não volta.
Preparem-se. O LiDERE+ 2027 vem aí!
Vera Antunes, presidente da ACIL.



