Notícias

|

ACIL NA MÍDIA: Presidente da ACIL afirma que aeroporto de Londrina vai receber o ILS

Fonte: CBN Londrina

Segundo Ângelo Pamplona, prefeito e secretário Estadual de Infraestrutura garantiram, em reunião na manhã desta terça-feira, que  equipamento será instalado no terminal.  

Além da Sociedade Rural do Paraná, a ACIL foi outra entidade do setor produtivo de Londrina que reagiu à informação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB sobre a falta de previsão para instalar o ILS no aeroporto José Richa. A notícia surgiu apenas uma semana após a solenidade de anúncio de mais de R$ 185 milhões de investimentos na ampliação e reforma do terminal pela CCR, que administra o espaço desde abril do ano passado.

Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB, não existe previsão de aquisição e instalação do ILS CAT I no aeroporto londrinense. O instrumento auxilia os pilotos durante a aproximação para os pousos, em condições de tempo adversas.

De acordo com o Departamento, os procedimentos de aproximação por instrumentos atuais já atendem às necessidades operacionais do aeroporto. Em nota, a Força Aérea esclareceu que “não cabe ao Departamento a obrigatoriedade de aquisição e instalação do referido equipamento. 

A CCR informou, também em nota, que o contrato assinado aponta que apenas os custos da infraestrutura para receber o ILS são de responsabilidade dela.

Na tarde desta terça-feira, em entrevista à CBN Londrina, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Ângelo Pamplona, foi mais um que estranhou a notícia. O presidente da ACIL falou em anos de espera pelo equipamento, de muitos voos atrasados e cancelados, além dos prejuízos para empresas e o setor produtivo.

Na semana passada, durante o evento de anúncio das obras no aeroporto, o prefeito Marcelo Belinati lembrou que o Município gastou, até agora, R$ 70 milhões na desapropriação de imóveis no entorno do terminal para viabilizar a ampliação da pista. O prefeito argumentou ainda que um dos objetivos principais do investimento feito pela Prefeitura seria, justamente, a instalação do equipamento. 

Segundo Pamplona, o tema ILS foi tratado em uma reunião na manhã desta terça-feira, em Curitiba, com o secretário Estadual de Infraestrutura, Sandro Alex. O prefeito participou do encontro de forma remota, e, segundo o presidente da ACIL, ele e o secretário garantiram que o equipamento será instalado.

A previsão da CCR é que as obras de revitalizaçãqo e ampliação do aeroporto sejam entregues até o fim de 2024. Os serviços incluem a adequação das áreas de escape na pista, a reforma e ampliação do terminal de passageiros e implantação de duas pontes de embarque, além de um pátio para seis aeronaves e a implantação da estrutura para a futura instalação do ALS e do ILS.

Por Marcos Garrido


Compartilhe com o universo

Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Presidente da ACIL afirma que aeroporto de Londrina vai receber o ILS no Facebook Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Presidente da ACIL afirma que aeroporto de Londrina vai receber o ILS no Twitter Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Presidente da ACIL afirma que aeroporto de Londrina vai receber o ILS no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *