
Este fim de semana promete muita diversão e alegria com o evento gratuito “Viva o Centro Julino”, que será realizado na sexta-feira (11), das 18h às 22h, e no sábado (12), das 10h às 22h. A festa acontecerá na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), ao lado da Catedral Metropolitana, e é voltada para toda a família. O evento contará com atrações musicais e culturais, atividades infantis e diversas barracas com comidas típicas. Será uma festa para celebrar as tradições julinas e movimentar o coração da cidade.
A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que realizará a campanha Londrina Liquida simultaneamente. Entre os apoiadores, estão os núcleos da Rua Sergipe, Nossa Duque, Guaporé, Calçadão, Novo Centro Londrina, Feira Gastronômica, 2º Arraiá da Concha e Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina. Também colabora a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que levará food trucks e barracas com alimentos e bebidas típicos da festividade.
A Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará a estrutura para a realização das atividades, e também levantou possibilidades de programação cultural, dos artistas locais que compõem sua base de dados. A festa contará com a presença de grupos que tocam forró, baião e sertanejo.
Os organizadores também estão preparando um casamento caipira, que está sendo montado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina, com formandos da escola e direção de Silvio Ribeiro, além de atividades voltadas ao público infantil. Tudo isso com o intuito de valorizar a cultura popular brasileira e tornar o evento ainda mais inclusivo e interativo.
Entre as atrações musicais previstas, há apresentações das cantoras Julya & Maryana e do cantor Francisco, disponibilizadas pela AgroPlay sem custo. Outras participações previstas são: Orquestra Ouro Verde, Forró Pé de Nuvem, Forró Maestra, Trio Malagueta e Primavera Jataí, com o Circo de Bambu.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, a participação da Prefeitura nesta iniciativa é muito positiva. “Estamos confiantes de que essa edição temática vai atrair um bom público e oferecer momentos de lazer, cultura e convívio familiar em um ambiente acolhedor e seguro. Queremos que as pessoas se reconectem com o Centro de Londrina, não apenas como um polo comercial, mas também como um espaço de encontro e celebração da nossa identidade cultural”, afirmou.
Kareca informou que resgatar a relação da população com o Centro é um dos eixos estratégicos da atual gestão. “O Centro de Londrina é um espaço histórico, com forte valor simbólico, comercial e cultural. Ao incentivar atividades como o Viva o Centro, buscamos fomentar o comércio local, gerar renda para empreendedores e artistas, além de promover a ocupação saudável e segura do espaço urbano. Os comerciantes abraçaram a proposta com entusiasmo, entendendo o potencial que o evento tem para movimentar as vendas, atrair novos públicos e valorizar o comércio tradicional da região central. Já a população tem demonstrado grande interesse e expectativa, e isso mostra que estamos no caminho certo”, contou.
A diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, ressaltou que o evento é importante para promover a cultura local e fortalecer o turismo na região central. “O Viva o Centro Julino é mais do que uma celebração tradicional, é uma oportunidade de unir a comunidade, valorizar as manifestações culturais e gerar desenvolvimento econômico para os empreendedores locais. Além disso, ações como esta posicionam Londrina como referência em eventos culturais e turísticos, atraindo um público diversificado e fomentando o setor. O Viva o Centro Julino vem para ser um marco no calendário cultural e turístico da região, proporcionando música, gastronomia, artesanato e muita diversão para todas as idades”, frisou.
Londrina Liquida
Paralelamente ao Viva o Centro Julino, será realizada a campanha Londrina Liquida, de quinta-feira (10) a sábado (12), pela ACIL, a fim de movimentar o comércio e os espaços públicos da cidade. “A Londrina Liquida e a festa Viva o Centro Julino se uniram para atrair as famílias com atrações culturais, musicais, gastronômicas e descontos acessíveis. Isso aquece a economia e gera fluxo nas ruas, em um mês sem datas comemorativas relevantes para o comércio e os serviços. Dessa forma, ajudamos a movimentar a cidade, incentivando a ocupação saudável do espaço público, ao mesmo tempo em que também atraímos consumidores para as nossas lojas nas mais diferentes regiões de Londrina. Ganham o consumidor, o lojista e a cidade”, destacou a presidente da ACIL, Vera Antunes.
Foto: Vivian Honorato/N.Com/PML