Notícias

|

Argentina deve importar até trigo no ano que vem

Fonte: Valor Econômico

 

A Argentina, que se autoproclama a grande "cesta mundial de pães", encara a perspectiva de ter que importar trigo em 2010 por causa de perdas provocadas pela seca, da escassez de crédito e das políticas do governo.

 

Os produtores argentinos de trigo semeiam cerca de 2,9 milhões de hectares, 30% abaixo da safra passada (4,2 milhões de hectares), a menor área em mais de um século, conforme estimativas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

 

"A temporada de plantio começou mal", afirma Esteban Copati, analista da bolsa. Segundo ele, a projeção de área poderá diminuir ainda mais, também por problemas causados pela seca.

 

Além do clima, o novo declínio na área acontece depois de três anos de intervenções governamentais, com medidas restritivas às exportações. Daí porque representantes dos moinhos do país admitem a possibilidade de terem que importar a matéria-prima em 2009. "Ficarei surpreso se isso não acontecer", afirmou um executivo. "É uma ameaça real", disse outro. As fontes lembram que a crise global ajudou a piorar o quadro, já que a decorrente escassez de crédito inibe a aquisição de sementes e fertilizantes pelos agricultores.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Argentina deve importar até trigo no ano que vem no Facebook Compartilhar Argentina deve importar até trigo no ano que vem no Twitter Compartilhar Argentina deve importar até trigo no ano que vem no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *