Notícias

|

Desemprego sobe pouco, mas atinge maior nível desde abril

RIO – A taxa de desemprego no Brasil atingiu em fevereiro o maior nível desde abril do ano passado, mas ficou abaixo das expectativas do mercado. A taxa ficou em 8,5%, a mesma de abril de 2008 e acima da leitura de 8,2% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 26.

 

Os analistas ouvidos pela Agência Estado previam que a taxa ficaria dentro do intervalo de 8,70% a 9,30%, com mediana de 9,05%. Em fevereiro de 2008, a taxa havia sido de 8,7%.

 

Além disso, apesar da elevação da taxa de desemprego de janeiro para fevereiro, a taxa de fevereiro é a menor para o mês apurada pelo IBGE desde 2003, segundo salientou o gerente da pesquisa mensal de emprego do instituto, Cimar Azeredo.

 

Segundo ele, os dados do mercado de trabalho no mês mostraram que há indicadores favoráveis, como os resultados do rendimento e o aumento da desocupação dentro do padrão de sazonalidade para o período, mas há também dados preocupantes como a redução no número de trabalhadores com carteira assinada e o recuo da ocupação na indústria.

 

Ocupados

 

O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do Pais ficou em 20,94 milhões em fevereiro, com queda de 1% ante janeiro e aumento de 1,4% ante fevereiro de 2008.

A população desocupada somou 1,9 milhão, com aumento de 2,7% ante janeiro, mas queda de 1,5% na comparação com fevereiro do ano passado.

 

O nível de ocupação (proporção das pessoas com 10 anos ou mais de idade ocupadas nas seis regiões) caiu de 52,1% em janeiro para 51,6% em fevereiro, recuo recorde do primeiro para o segundo mês do ano. “Esse recuo mostra que o mercado de trabalho não está absorvendo, o cenário econômico não é favorável e acaba não gerando postos de trabalho suficientes”, disse Azeredo.

 

Já o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 1,1% em fevereiro ante janeiro, mas aumentou 3,4% na comparação com fevereiro de 2008. O número de trabalhadores sem carteira recuou nas duas bases de comparação: -2,2% ante janeiro e -1,8% ante fevereiro do ano passado.

 

Indústria

 

Segundo os dados do IBGE, a indústria foi o setor que registrou a maior queda (-3,2%) no número de ocupados em fevereiro ante janeiro. O setor industrial reduziu em 117 mil o número de trabalhadores nas seis regiões pesquisadas de um mês para o outro. Na comparação com fevereiro do ano passado, a indústria aumentou em 1% o emprego, com acréscimo de 34 mil ocupados.

 

A queda na comparação com o mês anterior foi puxada pelas regiões de Porto Alegre e São Paulo, segundo destacou Azeredo. Ele observou que, tradicionalmente, a indústria mostra queda na ocupação em fevereiro ante janeiro, mas este ano o recuo foi o maior já apurado na pesquisa, cuja série teve início em 2002.

 

O maior aumento de vagas em fevereiro ocorreu no setor de construção, com aumento de 2,6% ante janeiro (mais 38 mil trabalhadores) e alta de 4,1% ante fevereiro do ano passado (mais 60 mil trabalhadores).

 

Renda

 

O rendimento médio real dos trabalhadores caiu 0,1% em fevereiro, ante janeiro, e subiu 4,6% na comparação com fevereiro do ano passado. Já a massa de rendimento real efetivo da população ocupada somou R$ 27,5 bilhões em janeiro, com queda de 21,6% ante dezembro de 2009, mas aumento de 6,3% ante janeiro de 2008.

 

Os dados da massa efetiva sempre se referem ao mês anterior ao de referência da pesquisa de desemprego divulgada pelo IBGE, e incluem benefícios como 13º salário e distribuição de participação nos resultados.

 

Os resultados de massa de rendimento real habitual, que excluem esses benefícios e se referem a fevereiro, somaram R$ 27,9 bilhões em fevereiro, com queda de 1,1% ante janeiro e aumento de 6,2% ante fevereiro de 2008.

 

Fonte: Estadão.com


Compartilhe com o universo

Compartilhar Desemprego sobe pouco, mas atinge maior nível desde abril no Facebook Compartilhar Desemprego sobe pouco, mas atinge maior nível desde abril no Twitter Compartilhar Desemprego sobe pouco, mas atinge maior nível desde abril no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *