Notícias

|

Término da cobertura de seguro na importação

 

O local do término da cobertura do seguro de transporte internacional de importação está definido em cláusula específica nas Condições Gerais que fazem parte da apólice contratada. É muito importante os importadores terem ciência do teor desta cláusula, para conhecer exatamente até onde vai a cobertura do seu seguro.

 

Observados os riscos cobertos pela apólice, a vigência da cobertura termina com a entrega da mercadoria importada no armazém do Segurado, do Consignatário, outro armazém pré-determinado, ou outro lugar de destino indicado na apólice.

 

Após o descarregamento da mercadoria importada, sua permanência em área portuária, estará coberta nas seguintes situações, dentre outras:

 

a) pelo período de sessenta dias após completada a descarga no porto de destino final;

 

b) ao fim de trinta dias após completada a descarga no aeroporto final;

 

c) ao fim de trinta dias após a chegada do veículo terrestre à fronteira entre países.

 

Caso o local de destino final não seja o indicado no Contrato de Compra e Venda, ou o armazenamento seja diferente do usado no curso normal do trânsito, isso precisa ser documentado junto à Seguradora, para não haver perda de direito à indenização de sinistro por omissão de informações.

 

Se, por circunstância fora do controle do Segurado, o contrato de transporte vier a terminar num porto, aeroporto ou local que não seja o do destino mencionado na apólice, ou se a viagem de outro modo terminar antes da entrega da mercadoria como previsto na Cláusula, o seguro também terminará, a menos que seja imediatamente comunicado à Seguradora, e que seja requerida a continuação da cobertura, caso em que o seguro permanecerá em vigor, sujeito a cobrança de um prêmio adicional exigido pela Seguradora.

 

Muitas vezes, constam nos documentos de importação, endereços comerciais e não dos locais de entrega, o que precisa estar definido no contrato de seguro, a fim de evitar que a seguradora possa alegar que não tinha conhecimento da entrega da mercadoria em local diferente ao informado, podendo criar dificuldade para indenização de sinistro.

 

Havendo transferência de titularidade na nacionalização, o seguro estará terminado e não cobrirá o percurso complementar terrestre, entre o armazém alfandegado e o local de destino da empresa que adquiriu os direitos sobre a mercadoria segurada, salvo estipulação em contrário. Isto é muito comum em importações efetuadas através de tradings, e requer negociações com cláusulas especiais.

 

Cuidados maiores devem ser tomados quando a importação for na condição CIF e CIP, pois, nesse caso, o término da cobertura se dá com o descarregamento da mercadoria no porto ou aeroporto de desembarque.

 

Aparecido Mendes Rocha, corretor de seguros especializado em seguros internacionais.

amrocha@logicaseguros.com.br


Compartilhe com o universo

Compartilhar Término da cobertura de seguro na importação no Facebook Compartilhar Término da cobertura de seguro na importação no Twitter Compartilhar Término da cobertura de seguro na importação no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *