Fonte: Prefeitura de Londrina

No último sábado (9), representantes de entidades e instituições, tanto públicas quanto privadas, que compõem o Núcleo Novo Centro, realizaram uma cerimônia de lançamento do projeto de revitalização de toda a região histórica de Londrina. O evento aconteceu no Calçadão, próximo ao Teatro Ouro Verde, onde os integrantes do Núcleo entregaram, ao prefeito Marcelo Belinati, os estudos realizados durante o ano e as sugestões para recuperação da área central.

No documento, o Núcleo Novo Centro destacou cinco pilares para sustentação do projeto: habitação, patrimônio histórico, cultura, gastronomia e comércio. Segundo o diretor Institucional da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e coordenador do Núcleo Novo Centro, Gerson Guariente, o grupo discutiu, o ano todo, se a revitalização do centro tinha coerência, quais linhas seriam seguidas, as propostas e a definição de uma área de uma área física. “Este documento entregue ao prefeito tem a caracterização das áreas físicas, sendo uma área primeira e uma secundária”, disse.

De acordo com Guariente, o Núcleo também identificou, como um processo importante de recuperação do centro, os núcleos de rua da área central. “Temos núcleos, na área central, que precisam de um olhar, que são: o da Duque de Caxias, do Calçadão, da Sergipe e da Guaporé. O documento traz um resumo do trabalho realizado, pois fizemos uma série de reuniões, palestras, estudos, recebemos pessoa de fora do Brasil, para nos mostrar experiências internacionais bem-sucedidas, e pessoas de outras cidades do Brasil”, contou.

O prefeito Marcelo Belinati disse que este projeto retrata um conjunto de ações, não apenas de obras. “A intenção é trazer, cada vez mais, pessoas para o centro de Londrina. Significa permitir mais restaurantes na região central, voltar o cafezinho, a lanchonete e a floricultura para o Calçadão, transformar prédios comerciais que não estão totalmente ocupados em apartamentos menores para as pessoas morar. Temos um centro maravilhoso e o que precisamos e deixá-lo cada vez melhor, com mais pessoas, mais segurança, bem cuidado, iluminado, para valorizar o comércio e quem mora no centro, bem como a história e a cultura da cidade”, afirmou.

O prefeito também lembrou das diversas melhorais realizadas no centro, pela Prefeitura, como a revitalização da Rua Sergipe e da Biblioteca Central. “Estamos, agora, com um processo adiantado, da concessão pública da Rodoviária, que será o primeiro equipamento público concedido à iniciativa privada nos moldes do que ocorre no mundo todo. Esta concessão permitirá revitalizar a Rodoviária de Londrina, uma das mais lindas do Brasil, e poderá, inclusive, abrigar um shopping junto ao equipamento”, apontou.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) para a Revitalização do Centro instituído pela Prefeitura, que reúne órgãos públicos e entidades do setor produtivo, secretário municipal de Governo João Luiz Esteves, disse que a Prefeitura tem observado as necessidades do centro da cidade, por isso montou este GT. “A intenção do grupo é formalizar propostas a curto, médio e longo prazo, e que este seja um projeto permanente, não apenas de um governo. O prefeito está atento a isso e, ao mesmo tempo, a Acil, também montou um grupo que hoje entrega o documento ao prefeito, e que vai complementar o trabalho que a Prefeitura está fazendo”, disse.

Esteves contou que a Prefeitura já se adiantou, pois dois projetos de lei enviados à Câmara trazem mecanismos para a recuperação da área central. O projeto da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que tem dispositivos para melhorar o potencial construtivo do Centro, e o Código de Posturas, que abre possibilidades para o retrofit de prédios antigos, proporcionando reformas e adaptações que atendam às demandas atuais. “Isso permitirá transformar prédios que eram escritórios em apartamentos pequenos ou grandes apartamentos em moradias menores, fazendo a sua divisão. Será uma forma de adensar o centro, ou seja, de fazer com que as pessoas voltem a morar na região”, apontou.

Entre os integrantes do Núcleo Novo Centro estão representantes da Acil, Ippul, Codel, UEL, Unifil, LAVI, Estação 43, Sema, Sinduscon, Sincoval, Casa Civil do Governo do Paraná, Ceal, Convention Bureau, Sescap-LDR, Sebrae, Grupo Folha, iCON, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, Secovi, Fórum Desenvolve Londrina, CTD, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo da Rua Sergipe, Núcleo Nossa Duque, CMTU e APL de TIC, entre outros.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, João Mendonça; do presidente da Acil, Angelo Pamplona; dos vereadores Emanoel Gomes, presidente da Câmara Municipal de Londrina, Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara, e Giovani Mattos, da deputada federal Luísa Canziani, além de representantes de entidades e instituições. Na ocasião, o Padre Juniar Padilha, vigário da Paróquia da Catedral, fez bênção sobre o projeto, e a Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat se apresentou gratuitamente pelo Calçadão. A ação também integrou o calendário da campanha LondriNatal, da Acil.

Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Integrantes do Núcleo Novo Centro entregam projeto de revitalização ao prefeito no Facebook Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Integrantes do Núcleo Novo Centro entregam projeto de revitalização ao prefeito no Twitter Compartilhar ACIL NA MÍDIA: Integrantes do Núcleo Novo Centro entregam projeto de revitalização ao prefeito no Linkedin