Notícias

|

ACIL recebe doações de chocolate para campanhas de Páscoa de instituições filantrópicas 

Fonte: Julia Simões / Assessoria ACIL

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) une forças com instituições do Núcleo Terceiro Setor do Programa Empreender para levar alegria a crianças de diferentes regiões da cidade por meio da Páscoa Solidária. A proposta é arrecadar caixas de Bis para presentear as famílias atendidas pelas entidades participantes: CEPAS (Centro Esperança por Amor Social), LBV (Legião da Boa Vontade), Instituto União Para a Vitória e ONG Viver.

A ação faz parte da Campanha LondriPáscoa, instituída pela Lei Municipal nº 3.249/2021, que prevê a realização de ações diversas durante os 15 dias que antecedem a celebração. O presidente da ACIL, Angelo Pamplona, explica que a união de forças é a base para intensificar o trabalho já realizado pelas organizações envolvidas.

“A Páscoa Solidária, iniciativa da ACIL dentro da campanha LondriPáscoa, é importante para fortalecer o trabalho de instituições de Londrina que já arrecadam chocolates para distribuir às crianças, muitas delas em situação de vulnerabilidade. Ou seja, estamos somando forças dentro de um propósito comum, difundindo o espírito de solidariedade e compartilhamento que a celebração da Páscoa nos traz”, ressalta.

Páscoa Solidária 

A fundadora e atual presidente do Instituto União Para a Vitória, Lydia Fedrigo, afirma que a iniciativa aumenta a visibilidade do projeto. “Quando a ACIL se envolve em uma campanha, ela abrange vários segmentos do comércio e indústria de Londrina. Para nós, é muito importante que a gente faça campanhas em conjunto”, comenta. A instituição atua com foco na formação de cidadãos que sejam autores de sua própria história.

Paulo Araújo, gestor social da LBV, que desenvolve serviços e projetos voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade, também reflete sobre a importância da corrente de solidariedade para os contemplados pelo projeto: “A campanha é uma importante mobilização da ACIL para despertar a solidariedade e o amor ao próximo nesta data tão importante para as crianças e as famílias. Muitas não têm condições de adquirir um simples chocolate, e esta iniciativa vem contribuir para que esta data tenha o mesmo significado e sabor para todas as famílias de nossa cidade”, explica.

Famílias assistidas pela ONG Viver, instituição que promove assistência social a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, também serão presenteadas com as doações que forem arrecadadas. Segundo Carlos Pirani, coordenador de comunicação da instituição, a Páscoa Solidária é uma oportunidade de proporcionar uma experiência diferente às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. “Quando vem uma campanha como essa, a gente consegue promover uma Páscoa mais gostosa para elas. Esse tipo de ação é fundamental para que a gente possa oferecer atividades e experiências que vão além do que a gente faz no nosso dia a dia”, comenta. 

Raimundo Soares, representante institucional da CEPAS, centro dedicado à assistência cultural e social para crianças e adolescentes, afirma que a Páscoa Solidária e o trabalho do terceiro setor são uma ação em família, tendo como base a união de forças para um bem maior. “A ideia da ACIL juntamente com o terceiro setor é trabalhar por um bem comum para com a cidade e para as instituições, levando às mãos das crianças um gesto de carinho”, ressalta.

Sobre o impacto da iniciativa e a arrecadação de doações, Soares reforça: “Existem vários impactos: primeiro é o impacto de as instituições trabalharem juntas em prol da criança. Outro impacto é a cidade tomar conhecimento. Para o CEPAS, o impacto é muito importante porque a gente sabe que, atrás de cada criança, existem duas, três. Nosso território é bem vulnerável e os núcleos familiares são bem extensos”.

Impacto positivo

Segundo as instituições envolvidas na Páscoa Solidária, o clima é de expectativa entre as crianças que estão aguardando as doações de caixas de Bis. Carlos Pirani, coordenador de comunicação da ONG Viver, ressalta que elas ficam ainda mais felizes de estarem na instituição quando há esse tipo de ação, gerando impacto positivo, inclusive, na adesão ao tratamento. 

O coordenador de comunicação ainda explica que a repercussão das doações motiva as crianças a irem até a instituição. “As crianças sabem que existem essas ações e criam essa expectativa de que vai ter uma coisa diferente, que vai ter uma coisa legal. Então, às vezes, a criança que nem teria que vir para o tratamento ou para algum exame tenta vir de alguma forma para a (ONG) Viver, para poder participar e receber esses presentes e compartilhar desses momentos junto a outras crianças”, afirma. 

Lydia Fedrigo, fundadora e atual presidente do Instituto União Para a Vitória comenta sobre a repercussão entre as crianças: “Elas ficam superfelizes porque recebem os doces que elas estão esperando. Páscoa é chocolate, né?! Fica uma celebração mais volumosa, mais rica, que pode ser compartilhada dentro de casa. A gente fica muito feliz em poder participar e depois mostrar o rosto de felicidade estampado nas nossas crianças”. 

O gestor social da LBV, Paulo Araújo, fala sobre o fato de muitas crianças não compreenderem a realidade vivida em casa e destaca o impacto gerado pelas doações para a celebração dos beneficiados: “Para as crianças, trata-se de um momento muito especial. A Páscoa é muito esperada por todas elas, sem ao menos compreender as condições financeiras em casa. A campanha LondriPáscoa une pessoas que querem fazer o bem. Que este gesto de solidariedade seja traduzido em sorrisos de alegria e felicidade de quem terá uma Páscoa com chocolate, um presente que demonstra o amor e carinho pelo próximo”. 

Raimundo Soares, representante institucional da CEPAS, afirma que Londrina é um grande desafio no que diz respeito às famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo o representante, é difícil mensurar o impacto das doações de caixas de Bis na criança e na família, pois a contribuição tem um significado além do material. “Só o fato de nós nos aproximarmos dessas crianças com um gesto de amor, oferecendo uma lembrança, um mimo, um presente (faz a diferença). O valor é o gesto do acolhimento. O impacto na criança, na família da criança, é uma coisa fantástica. Sinceramente, eu acho que não dá nem para mensurar”, explica.

Pontos de arrecadação

As doações de caixas de Bis podem ser realizadas até o dia 26/03 na ACIL (R. Minas Gerais, 297 – 1º andar) ou nos demais pontos de arrecadação: 

– Centro Esperança por Amor Social – CEPAS (R. Miguel Péres, 6 – Conjunto Aquiles Stenghel); 

– LBV Londrina (R. Serra dos Pirineus, 920 – Jardim Bandeirantes); 

– ONG Viver (R. Lucila Balalai, 391 – Jardim Petrópolis); 

– União Para a Vitória (R. da da Cidadania, 299 – Jardim União da Vitória II).

Participe e faça parte dessa rede de solidariedade!


Compartilhe com o universo

Compartilhar ACIL recebe doações de chocolate para campanhas de Páscoa de instituições filantrópicas  no Facebook Compartilhar ACIL recebe doações de chocolate para campanhas de Páscoa de instituições filantrópicas  no Twitter Compartilhar ACIL recebe doações de chocolate para campanhas de Páscoa de instituições filantrópicas  no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *