Fonte: N.Com / Tarobá / Paiquerê 91,7 / Paiquerê 98,9 / Londrix /
Música, gastronomia, cultura, esportes e muitas atrações para a criançada marcam as atividades da festa Viva o Centro, que será realizada nesta sexta-feira (31), a partir das 17hs, e no sábado (1º), a partir das 10hs na Praça Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como Praça da Bandeira. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina com parceria da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL.
O hasteamento da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional marcam a abertura do evento, na sexta-feira. Também está programada uma bênção ecumênica. As atrações culturais sobem ao palco a partir das 18hs, com apresentações artísticas e culturais de diferentes estilos e propostas, incluindo a exposição de carros antigos e customizados.
A equipe da Secretaria de Cultura estará no local para ministrar uma oficina de desenho e contação de histórias, ao lado de vários outros serviços oferecidos pela Prefeitura. Como a intenção é ocupar o espaço público de forma responsável e divertida, vários food trucks estarão disponíveis, oferecendo diferentes opções gastronômicas.
“Temos a marca de ser uma cidade viva, ativa, onde a família, o trabalhador, o comerciante, o empresário, se encontram no nosso centro. Estamos fazendo diversas ações para devolver, o mais rápido possível, vida ao centro da cidade, aos moldes do que nós já tivemos um dia, com eventos, entretenimento, shows, cena cultural e alegria. Londrina tem muita história, muita cultura, estamos começando as ações pelo Centro, mas vamos chegar até os bairros, com esta mesma intensidade”, ressaltou o prefeito Tiago Amaral.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL, acrescentou que a iniciativa vai ao encontro das ações da entidade voltadas à revitalização: “Tudo isso ajuda a movimentar o Centro da cidade e a chamar a atenção dos londrinenses para esta região que é fundamental, pois traz consigo todo um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural que forma a identidade londrinense, sempre dinamizada pelo comércio e pelos serviços. Transformar o espaço público em uma grande área de lazer, com atrações gratuitas, é um benefício capaz de despertar as atenções para o centro de Londrina”.
O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, explica que o Viva o Centro! surgiu com a proposta de ser um evento para trazer as famílias londrinenses de volta à área central da cidade, com segurança e conforto. O secretário ressaltou a participação de todas as secretarias e órgãos da administração municipal na recuperação da praça, na montagem das estruturas e na oferta de serviços para o evento, além da parceria com a ACIL. “A festa foi organizada por toda a Prefeitura, a Secretaria de Cultura apenas ajudou a coordenar e organizar os trabalhos.”
Musicalização
Os alunos do projeto Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização, vão se apresentar nos dois dias da festa. Desenvolvido pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, a iniciativa tem patrocínio da Prefeitura e integra o Programa Vencer da Secretaria Municipal de Educação. Em 2024, o projeto realizou oficinas para mais de 1 mil alunos de 21 escolas de Londrina, com uma metodologia que tem como base o folclore musical brasileiro, principalmente as Cantigas de Rodas e Cirandas. Além das oficinas, os alunos também formaram uma orquestra e participam de apresentações em diversos locais.
Saúde
Além das exposições, atrações culturais e gastronômicas, a Prefeitura vai disponibilizar uma série de serviços para o cidadão londrinense. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, vai oferecer aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, distribuição do autoteste do HIV, orientação e panfletagem sobre dengue, sobre prevenção de queimaduras, avaliação de sarcopenia (perda de massa magra de forma acelerada) e orientações sobre a prevenção de intoxicações. Além disso, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai participar do evento com profissionais, manequins e materiais para um treinamento prático de algumas manobras de primeiros socorros.
Economia Solidária
A festa também vai ter barracas com os produtos feitos pelas cooperativas, associações e grupos que fazem parte do Programa Municipal de Economia Solidária, gerido e financiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que tem na Cáritas Arquidiocesana de Londrina uma das instituições parceiras.
Segurança
Para garantir a segurança e a tranquilidade das famílias que forem à Praça da Bandeira na 1ª edição da festa Viva o Centro!, a Guarda Municipal vai intensificar o patrulhamento preventivo em toda a região central durante o dia e a noite, com viaturas. A Base Móvel da GM ficará instalada no Calçadão, em frente à Praça da Bandeira, durante os dois dias. A base funcionará como ponto de apoio para atender a população.
Obras na Praça
Com o objetivo de deixar o espaço e as ruas do entorno em condições de receber as pessoas com mais conforto e segurança, a Secretaria de Obras realizou uma série de serviços de manutenção na praça, principalmente no pavimento, com a retirada dos pavers de alguns trechos danificados e a substituição pelos chamados pedriscos, que passaram por compactação para melhorar a mobilidade dos visitantes.
Iluminação
Para viabilizar a festa no período da noite, a Londrina Iluminação montou uma força-tarefa e trocou 16 lâmpadas, realizou a limpeza de 27 globos e instalou um total de nove luminárias viárias novas no entorno da praça. A companhia também prestou apoio à CMTU com a cessão de equipamentos, entre eles um caminhão, para a pintura de algumas estruturas da praça.
Limpeza
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participou do mutirão na praça e outros espaços do Centro, como o Bosque Central e a Concha Acústica, com serviços de limpeza, manutenção e embelezamento.
Os trabalhos realizados envolveram a capina e roçagem do mato; retirada de lixo; pintura do mobiliário urbano, que incluiu bancos, floreiras e lixeiras; reparo de corrimões, guarda-corpos e luminárias em metal; substituição de cestos para o descarte de resíduos que estavam danificados, além do conserto de calçadas e áreas de passeio desniveladas ou esburacadas e pintura dos meios-fios.
Os banheiros públicos da praça Marechal Floriano Peixoto também receberam uma limpeza geral, tiveram equipamentos consertados e ganharam novas cores. Eles vão estar fechados durante o evento, mas a CMTU vai disponibilizar 20 banheiros químicos na praça.
Trânsito
A CMTU alerta que a travessa Padre Eugênio Herter, logo ao lado da Praça da Bandeira, terá restrição de circulação devido à festa. O fechamento da via terá início às 19h desta quinta-feira (30).
Serviço – Festa Viva o Centro
Local: Praça Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Catedral de Londrina.
Data: Sexta (31), das 17h às 22h. Sábado (1º), das 10h às 18h.